Atividades de Vida Autônoma e Social (A.V.A.S.)

  • Descrição: as dificuldades da vida diária é sem dúvida, um dos grandes prejuízos acarretados pela cegueira e se não for devidamente considerada, levará o indivíduo à contínua dependência. O desenvolvimento das habilidades necessárias para realização das atividades cotidianas constitui um dos aspectos mais importantes.
  • Objetivo: desenvolver os sentidos remanescentes, mediante atividades funcionais contextualizadas, a fim de que o aluno se torne auto-suficiente para alimentar-se, vestir-se, executar as tarefas rotineiras do lar, conviver adequadamente e participar em sua comunidade.
  • Público Alvo: deficientes visuais totais e de visão subnormal, desde que apresentem insegurança ou dificuldades para realizar atividades de rotina (para alunos de ingresso recente, acima de 14 anos)
  • Período de realização: as atividades mais comuns são repassadas pelo professor aos alunos para avaliar o domínio das situações de auto cuidado. O atendimento é realizado em grupo ( individual quando necessário) de acordo com as características e necessidades. O planejamento é individual e busca desenvolver posturas, habilidades e rotinas na vida diária de cada um.

 

 

 

Soroban

  • Descrição: Sorobã ou Ábaco é um instrumento de calcular de origem milenar largamente usado nos Países orientais. No Brasil foi adaptado para o uso das pessoas com deficiência visual nos anos quarenta.
  • Objetivo: desenvolver o raciocínio lógico – matemático através de cálculos matemáticos efetuados no instrumento. Além da aprendizagem da utilização do instrumento de cálculo e registro em Braille dos resultados numéricos, a atividade disponibiliza aos alunos jogos matemáticos adaptados.
  • Público alvo: oferecido preferencialmente aos alunos cegos e com baixa visão onde o comprometimento visual os impedem de efetuar os cálculos da forma convencional (em tinta).
  • Período de realização: o período total de duração depende do rítmo de cada aluno, podendo se estender, por exemplo, pelo período em que estiver frequentando o ensino regular.

 

 

 

Braille

  • Descrição: o ensino da metodologia Braille visa a alfabetização, o conhecimento da técnica de leitura e escrita, manejo da reglete e máquina Perkins e a utilização do conhecimento através dos exercícios de leitura e escrita.
  • Objetivos: domínio da técnica para ter acesso à informações através da leitura e/ou para aplicar aos conteúdos constantes do ensino regular.
  • Público alvo: deficientes visuais totais.
  • Período de realização: tempo provável para se apropriar da técnica é de tres anos, porém depende do perfil de cada aluno. O planejamento é individual, respeitando o rítmo de cada um e privilegiando os conteúdos escolares caso estejam engajados em outras atividades escolares, sociais e culturais.

 

 

 

Educação Física e Recreação Infantil

  • Descrição: as atividades desenvolvidas na educação física adaptada ao deficiente visual são semelhantes àquelas destinadas aos alunos videntes, uma vez que o movimento corporal é inerente ao homem desde o seu nascimento. O deficiente visual apresenta uma defasagem na área psicomotora (esquema corporal; equilíbrio; expressão corporal e facial; mobilidade, lateralidade, noção espaço – temporal e respiração) em função de sua limitação sensorial.
  • Objetivo: a educação física e a recreação infantil tem por objetivo possibilitar aos alunos deficientes visuais, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, pois através da prática dos exercícios eles percebem o valor do próprio corpo e começam a vivenciar experiências até então desconhecidas por falta de um “modelo” visual, falta de estímulo por parte das pessoas de seu convívio e, principalmente pela insegurança em relação a suas possibilidades de ação física, o que acarreta dependência, apatia, isolamento, desinteresse pela ação motora, sentimento de menos valia, auto confiança prejudicada e dificuldade de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente.
  • Público alvo: deficientes visuais totais e de visão subnormal que não frequentam o ensino regular. Para a recreação infantil, é indicada aos alunos da educação infantil – pré-escolar.
  • Período de realização: as aulas de educação física são ministradas em grupos de aproximadamente 6 a 8 alunos . Cada grupo é atendido duas vezes por semana com duração de cinqüenta minutos cada atendimento. Além dos atendimentos em sala com uso de aparelhagem própria para os exercícios (academia), também são incluídas caminhadas e atividades extra- classe. As atividades são adaptadas dentro da capacidade de cada aluno. Os atendimentos de recreação infantil acontecem em grupos de aproximadamente 6 crianças, levando em conta a idade e limitações. Estes grupos são atendidos uma vez por semana e a duração é de 60 minutos cada atendimento. Em todos os atendimentos é dado enfoque à utilização de músicas de diferentes ritmos.

 

 

 

Estimulação Visual

  • Descrição: a Estimulação Visual pode ser entendida como um conjunto de procedimentos sensibilizadores da capacidade perceptiva visual, objetivando o emprego adequado da visão de portadores de comprometimentos ópticos diversos não passíveis de correção refrativa satisfatória.
  • Objetivo: proporcionar ao aluno experiências em situações que propiciam o desenvolvimento das funções ópticas defasadas, estacionárias ou latentes.
  • Público alvo: além das pessoas com visão subnormal, os amblíopes e os que possuem distúrbios de alta refração. Dos três grupos mencionados o que exige prioridade em termos de atendimentos educacionais é o grupo de significativa redução de Acuidade Visual que acarreta complicações no desenvolvimento global da aprendizagem e no desempenho da vida cotidiana. Os atendimentos são oferecidos para alunos sem limite de idade e de visão subnormal com menos de 30% de visão.
  • Período de realização: atendimento individualizado de cinqüenta minutos em uma ou duas sessões semanais de acordo com o programa estipulado através do estudo de caso. Durante esse atendimento são usados materiais específicos para a estimulação das três funções ópticas: óptica, perceptiva e viso- perceptiva, para o desenvolvimento funcional da visão e foi estruturado de forma hierarquizada buscando o desenvolvimento destas funções. O Instituto Roberto Miranda dispõe de uma fotocopiadora para ampliação de textos, provas e livros, possui também sala especial escurecida com blackout, um computador para realizar atividades específicas de estimulação visual, lupa eletrônica, luminárias, jogos e brinquedos.

 

 

 

Informática Especializada

  • Descrição: acesso à informática para alunos cegos e com visão subnormal através do uso de recursos oferecidos por softwares especialmente preparados. Esses softwares suprem a deficiência visual através de recursos sonoros, oferecendo um retorno sonoro das informações mostradas no vídeo.
  • Objetivo: O programa de informática tem como objetivo geral habilitar a pessoa com deficiência visual (total ou parcial) no uso do microcomputador dando-lhe oportunidade de ampliar seus conhecimentos e a posterior inserção no mundo tecnológico.
  • Público alvo: deficientes visuais totais ou com visão subnormal, acima de 7 anos de idade. O atendimento é dividido em dois segmentos: 1)Apoio Escolar com o Auxílio do Computador – Com direcionamento pedagógico, este programa visa despertar nas crianças em idade escolar e adolescente o interesse pela informática através de atividades lúdicas, além de treinar os alunos em idade escolar para o uso do microcomputador como auxilio em suas atividades pedagógicas. 2) Informática com direcionamento profissionalizante – este programa tem o objetivo de preparar a pessoa com deficiência visual para que se torne apta a assumir um posto no mercado de trabalho onde a informática se faça necessária.
  • Período de realização: o trabalho é realizado através de módulos com duração de 6 meses cada, com 8 horas semanais de aulas.

 

 

 

Oficina Pedagógica

  • Descrição: atividade que desenvolve habilidades de vida diária; de comportamento; psicossociais; acadêmicas, motoras, táteis; de trabalho e de produtividade, mobilizando mecanismos internos de apropriação da riqueza do mundo social e cultural que o cerca, aprendendo a utilizar os sentidos remanescentes.
  • Objetivo: as atividades ofertadas visam proporcionar aos alunos a aquisição de hábitos, experiências e atitudes indispensáveis para seu ajustamento social, vocacional, de forma global, baseado numa série de experiências integradas com a finalidade de ajustar o deficiente visual a sua realidade.
  • Público alvo: deficientes visuais totais e de visão subnormal a partir de 14 anos.
  • Período de realização: este programa é dividido em níveis, com graus de dificuldades crescente. O aluno, durante as atividades da oficina, tem a oportunidade de aperfeiçoar as habilidades necessárias para desempenho de tarefas que dependam das percepções e desenvolvimento dos seus sentidos remanescentes e adquirir segurança para ingressar numa oficina profissionalizante.

 

 

 

Orientação e Mobilidade (O.M.)

  • Descrição: a O.M. permite que o deficiente visual cego ou de visão reduzida adquira capacidade de locomover-se nos diversos espaços: casa, escola, comunidade, etc. e ao dominar tais espaços possa sentir-se inserido neles com autonomia, independência e naturalidade sentindo-se mais auto confiante.
  • Objetivo: o treinamento de O.M. tem por objetivo proporcionar ao deficiente visual o desenvolvimento de habilidades tais como: equilíbrio, lateralidade, noção espacial, percepção auditiva e tátil, consciência corporal, postura, ritmo, atenção, concentração, auto-estima que são pré-requisitos básicos para torná-lo apto à locomoção independente.
  • Público alvo: deficientes visuais (cego/ visão subnormal severa), independente da idade.
  • Período de realização: o treinamento é realizado de forma individual, com dois atendimentos semanais e em alguns casos, apenas um atendimento semanal, com duração de 60 minutos no início, podendo estender-se até a 120 minutos de acordo com a necessidade exigida pelas técnicas que se tornam mais complexas no decorrer do treinamento.

 

 

 

Dúvidas?

Entre em contato conosco!
Favor informar DDD caso não esteja em Londrina - PR (somente números)

Assine nossa Newsletter!

E receba notícias gratuitamente:

  • Destaques
  • Artigos especiais
  • Novos Posts
  • Promoções
  • Eventos