A fim de propiciar ao aluno melhores condições de aprendizagem, o Instituto Roberto Miranda disponibiliza atendimentos que buscam facilitar a participação do deficiente visual nas escolas de ensino regular, em casa e na sociedade. Cada atividade envolve métodos, técnicas e estratégias de ensino – aprendizagem específica, bem como, atividades diferenciadas. Todos os alunos são atendidos de forma gratuita.

A prática do instituto prioriza o aluno como agente colaborador de sua educação e os professores e técnicos possuem a responsabilidade de gerenciar uma educação total através da integração de atividades. Dentro desta perspectiva, os alunos são agrupados segundo a faixa etária e características de desenvolvimento. Assim, dentro de uma turma, o professor propicia a aprendizagem do Braille e do Soroban, através de dois programas de atendimento: Apoio escolar (para alunos que frequentam o ensino regular) e Apoio Pedagógico (para alunos acima de 14 anos e que não frequentam o ensino regular).

Os alunos do Apoio Pedagógico são atendidos duas vezes por semana pelo setor de Educação Física, bem como possuem atendimento semanal em A.V.D. (Atividades da Vida Diária), Oficina Pedagógica e Projetos Específicos. Todos os alunos com deficiência visual total passam pelo atendimento em Orientação e Mobilidade (orientações de locomoção com guia vidente ou bengala).

Educação Infantil

Do nascimento aos 6 anos e 11 mêses

 

Abrange o período de desenvolvimento que vai desde o nascimento até a idade de 6 anos e 11 meses. As atividades ofertadas na educação infantil priorizam a estimulação das áreas sensório–motora, sócio–emocional, desenvolvimento da linguagem, atividades de vida diária e psicomotor. As atividades são propostas através de objetos sonoros e táteis para exploração e reconhecimento de estímulos auditivos, táteis e sinestésicos. Busca desenvolver os mesmos conteúdos planejados para o pré – escolar, acrescidos da estimulação necessária dos sentidos remanescente.

Apoio Escolar

Para alunos do ensino fundamental de 7 a 14 anos

 

Para alunos da educação fundamental (7 a 14 anos), que possuem deficiência visual total ou visão subnormal. As atividades oferecidas priorizam a alfabetização, o domínio da técnica de leitura e escrita em Braille e de cálculo matemático através do Soroban. Nesta faixa etária o professor é responsável pelo levantamento das dificuldades encontradas pelo aluno nas atividades de vida diária, pelo atendimento itinerante onde seu aluno está inserido, pela estimulação visual (no caso de baixa visão) e pelo encaminhamento do material didático utilizado pelo aluno à Central de Produção de Material Adaptado.

Apoio Pedagógico

Para alunos com mais de 14 anos

 

Destinado aos alunos acima de 14 anos e para aqueles que frequentam ensino médio e/ou superior, com deficiência visual total ou parcial. As atividades oferecidas buscam iniciar/preparar e/ou aperfeiçoar as técnicas de escrita e leitura em Braille e Soroban. Para esta faixa etária, no período inicial de ingresso no Instituto, é realizada avaliação no programa de Atividades de Vida Diária visando promover, se necessário, o domínio destas atividades.

Saiba mais

Como participar

Critérios para o ingresso ao Instituto Roberto Miranda

Primeiros passos:

  • Agendamento de entrevista com o Serviço Social (na sede do Instituto);
  • Preenchimento de entrevista inicial;
  • Encaminhamento para oftalmologista (caso não tenha laudo);

De posse do laudo oftalmológico:

  • Anamnese (com o aluno e/ou responsável);
  • Avaliação funcional – sondagem de conhecimentos básicos e funcionalidade da visão, levantamento das dificuldades;
  • Avaliação clínica: Fisioterapia/ Fonoaudiologia/ Psicologia/ Terapia Ocupacional

avaliação funcional não se encerra no momento do encaminhamento ao atendimento, ao contrário, ela continua sendo feita pelo professor através da ficha de acompanhamento dos alunos que observa o desempenho de cada um em todas as atividades diárias, desde como se orienta e se locomove no espaço até como se realiza as tarefas escolares e práticas.
Não há época convencional para avaliação e ingresso no IRM - Instituto Roberto Miranda, bem como não existe idade mínima e máxima para ser atendido.

 

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