Missão

Servir aos deficientes visuais – inclusive aqueles que possuem outras deficiências associadas – para que possam superar suas barreiras físicas, preparando-os e instruindo-os para uma vida produtiva em sociedade.

Objetivos

  • Oferecer à pessoa com deficiência visual condições adequadas para o desenvolvimento do seu potencial proporcionando sua integração no meio social;
  • Proporcionar orientação familiar e comunitária de modo a gerar ambiente adequado à pessoa com deficiência, tanto em casa como no contexto onde está inserida;
  • Promover, através de iniciativa própria ou em parceria com órgãos públicos e segmentos da sociedade civil organizada ou terceiro setor atividades de prevenção e esclarecimentos sobre as deficiências;
  • Desenvolver o conhecimento e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Identificar potencialidades e interesses da pessoa com deficiência visual e/ou múltipla – deficiência associada, e oferecer programas de educação profissional que visem garantir as condições de inserção nas escolas regulares, na sociedade e no trabalho;
  • Criar oficinas pedagógicas para treinar, capacitar e habilitar o deficiente visual para o exercício de atividades laborais específicas para posterior inserção no mercado de trabalho informal e competitivo.

 

Site Oficial do Facebook

Acesse aqui    

Histórico

ILITC – Instituto Londrinense de Instrução e Trabalho para Cegos, atualmente Instituto Roberto Miranda foi fundado em 06/02/1965. Em 1971 foi adquirida a sede própria, porém, só a partir de 1979 iniciou o atendimento aos deficientes visuais – cegos, baixa visão e com outras deficiências associadas – visando sua integração na comunidade. Atualmente atende uma média de 150 alunos, não havendo limite de idade para ingresso. A filosofia de trabalho que sustenta a ação pedagógica do Instituto Roberto Miranda é voltada para a formação integral das pessoas que possuem deficiência visual, assumindo como responsabilidade a busca de alternativas que conduzam o deficiente visual à compreensão de sua participação na sociedade como cidadão que é, buscando exercer em plenitude os seus deveres para com o Estado e requerendo a vigência de seus direitos conforme lhe é assegurado pela Constituição e reforçado por todas as Portarias, Resoluções e Leis que integram as Políticas Públicas.

Equipe

O quadro funcional do Instituto Roberto Miranda é composto por 4 núcleos: administrativo, financeiro, pedagógico e terapêutico, com funcionários e equipe de apoio que são mantidos através de parcerias e convênios com a Prefeitura Municipal de Londrina, Secretaria Estadual de Educação, programas federais de assistência à educação e doações recebidas de empresas e da comunidade.

Equipe Pedagógica é formada por professores e pedagogos especializados na área visual e cabe à ela analisar as alterações causadas pela deficiência visual e suas conseqüências para o processo ensino aprendizagem, bem como, ajudar o aluno a compreender sua limitação oferecendo-lhe os meios de alcançar sucesso com adaptações necessárias para sua atuação. O planejamento é específico para cada caso sem perder de vista que toda aprendizagem é sustentada pelos 4 eixos norteadores da ação pedagógica do Instituto Roberto Miranda: 1) autonomia, 2) independência, 3) socialização e 4) cidadania. Além de trabalhar o conteúdo programático de seu planejamento, o professor participa de reuniões semanais com a coordenação que propicia o estudo de caso com a participação dos técnicos (quando necessário) e, se o aluno estiver inserido no ensino regular, realiza o atendimento itinerante junto às escolas visando um intercâmbio entre as práticas escolares exigidas pela escola e as adaptações curriculares facilitadoras do processo ensino – aprendizagem, beneficiando o processo de inclusão, desmistificando a idéia de que a educação e o ambiente social dos “videntes” não é acessível às pessoas com deficiência visual. O aluno com deficiência visual pode e deve frequentar a classe comum do ensino regular, porque é um cidadão com os mesmos direitos dos outros alunos.

Equipe Técnica Multidisciplinar de Saúde conta, atualmente, com o Serviço Social, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional que possuem a função de subsidiar a ação desenvolvida pela equipe pedagógica bem como assessorar os alunos na área da saúde. Esta equipe é essencial para o funcionamento da instituição pois a deficiência visual (principalmente quando associada a outras deficiências) ocasionam comprometimentos na área neuropsicomotora e postural. O atendimento dispensado pela equipe técnica e pelo setor de Educação Física, além de proporcionar melhora do padrão neuropsicomotor, atua no sentido de prevenção. Para a manutenção desta equipe, o Insituto Roberto Miranda conta com parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do Credenciamento no S.U.S.

ROBERTO MIRANDA

Carlos Roberto Miranda nasceu em São Paulo/SP no dia 14/07/1940, filho de João Ildefonso de Miranda Junior e Diolanda Catto de Miranda. Pai de 07 filhos (sendo duas de coração, filhas da enteada Rosângela), firmou raízes em Londrina na década de 60. Sempre amou profundamente o que escolheu para fazer parte de sua vida, desde o início. Dedicou-se a música, na adolescência, ao trabalho desde a juventude e a família até seu último momento. Mas foi a Maçonaria que lhe apresentou o destinatário de seus impulsos mais altruístas, o Instituto.
Assumiu o então Instituto Londrinense de Instrução e Trabalhos para Cegos no ano de 1979, ficando a sua frente até 2012, ano de seu falecimento. Durante seus trinta e três anos de trabalho ininterrupto a obra desenvolveu-se exponencialmente até tornar-se uma instituição referência nas áreas em que atua. O amor pelo Instituto permitiu que ele exercitasse qualidades como a abnegação, a persistência, a indulgência e a capacidade de perdoar. Mas, principalmente, permitiu que ele demonstrasse a todos que o trabalho realizado com dignidade nunca é em vão e que existem – sim – valores que permanecem sob quaisquer circunstâncias.
Por isso, um relato sobre a vida de Roberto Miranda confunde-se com a própria história do Instituto e suas inúmeras realizações. O amor pela obra e pelas pessoas que lá ele encontrava sublimou seu caráter e foi uma parcela importante do profundo amor a vida que nutriu. Por sorte ele não esteve sozinho. Muitos partilharam do mesmo ideal e hoje permanecem, juntos, numa obra que enaltece a sociedade londrinense.

Conheça nossa história

Uma verdadeira viagem no tempo

A história do Instituto Roberto Miranda

Uma visão, uma vida dedicada, um grade desafio, uma grande realização! Nossa história, missão e objetivos.

Onde estamos

Endereço e horários de funcionamento

Endereço:

Instituto Roberto Miranda

Rua Netuno, 90 - Jardim do Sol

CEP: 86070-310 - Londrina - PR

 

Horários:

Escola: Segunda à Sexta das 7:30-11:50 e das 13:30-17:30

Clínica: Segunda à Sexta das 7:50-11:50 e 13:20-17:20

Fone: +55 43 3327-4330

E-mail: websiteirm@gmail.com

Ônibus: 310 - Jd. do Sol