Caracterização do alunado

 

O atendimento às pessoas com deficiência visual e com múltipla deficiência é determinado de acordo com o comprometimento, a faixa etária, o desenvolvimento cognitivo e os interesses de cada um adotando-se princípios metodológicos compatíveis aos diversos casos. Para se fazer a abordagem educacional é necessário a comprovação do nível de desempenho visual (laudo oftalmológico e avaliação funcional).

Para as pessoas com perda total da visão, o processo de ensino- aprendizagem privilegia a utilização e aprimoramento dos sentidos remanescentes através de métodos específicos para leitura, escrita, cálculo, orientação espacial e de mobilidade, adaptações ambientais e de materiais e autonomia nas atividades de vida diária e laborais.

Para as pessoas com baixa visão também se faz necessário o laudo oftalmológico e avaliação funcional para que se possa delinear as estratégias de ação pedagógica em cada caso. O processo educativo se desenvolverá, principalmente, por meios visuais, ainda que com utilização de recursos específicos.

Para as pessoas que apresentam duas ou mais deficiências associadas à deficiência visual(seja ela total ou parcial), a avaliação funcional busca esclarecer e identificar os atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa oferecendo um atendimento diferenciado que inclui a área da saúde.

 

 

Alunado

Condições para atendimento

1 Cegueira – Ambos os olhos;
– Qualquer faixa etária;
2 Visão subnormal – Com perda parcial da visão, em ambos os olhos com acuidade visual de 20/70 a 20/200 no melhor olho, após correção óptica;
– Perda do campo visual em ambos os olhos;
– Qualquer faixa etária;
3 Patologias Progressivas – Mesmo em condições visuais que ainda não se caracterizem como visão subnormal;
– Qualquer faixa etária;
4 Ambliopia (funcional) – Até os 08 anos de idade, uni ou bilateral, pela possibilidade de reversão do quadro;
– Após 08 anos, bilateral, com dificuldades educacionais, comprovadas na avaliação diagnóstica;
5 Distúrbios de alta refração (alta miopia, alta hipermetropia e astigmatismo forte). – Dificuldades educacionais em decorrência de problemas de percepção visual, comprovadas na avaliação diagnóstica;
6 Deficiência Múltipla – Com comprometimento visual associado que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.

 

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