Caracterização do alunado
O atendimento às pessoas com deficiência visual e com múltipla deficiência é determinado de acordo com o comprometimento, a faixa etária, o desenvolvimento cognitivo e os interesses de cada um adotando-se princípios metodológicos compatíveis aos diversos casos. Para se fazer a abordagem educacional é necessário a comprovação do nível de desempenho visual (laudo oftalmológico e avaliação funcional).
Para as pessoas com perda total da visão, o processo de ensino- aprendizagem privilegia a utilização e aprimoramento dos sentidos remanescentes através de métodos específicos para leitura, escrita, cálculo, orientação espacial e de mobilidade, adaptações ambientais e de materiais e autonomia nas atividades de vida diária e laborais.
Para as pessoas com baixa visão também se faz necessário o laudo oftalmológico e avaliação funcional para que se possa delinear as estratégias de ação pedagógica em cada caso. O processo educativo se desenvolverá, principalmente, por meios visuais, ainda que com utilização de recursos específicos.
Para as pessoas que apresentam duas ou mais deficiências associadas à deficiência visual(seja ela total ou parcial), a avaliação funcional busca esclarecer e identificar os atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa oferecendo um atendimento diferenciado que inclui a área da saúde.
|
Alunado |
Condições para atendimento |
---|---|---|
1 | Cegueira | – Ambos os olhos; – Qualquer faixa etária; |
2 | Visão subnormal | – Com perda parcial da visão, em ambos os olhos com acuidade visual de 20/70 a 20/200 no melhor olho, após correção óptica; – Perda do campo visual em ambos os olhos; – Qualquer faixa etária; |
3 | Patologias Progressivas | – Mesmo em condições visuais que ainda não se caracterizem como visão subnormal; – Qualquer faixa etária; |
4 | Ambliopia (funcional) | – Até os 08 anos de idade, uni ou bilateral, pela possibilidade de reversão do quadro; – Após 08 anos, bilateral, com dificuldades educacionais, comprovadas na avaliação diagnóstica; |
5 | Distúrbios de alta refração (alta miopia, alta hipermetropia e astigmatismo forte). | – Dificuldades educacionais em decorrência de problemas de percepção visual, comprovadas na avaliação diagnóstica; |
6 | Deficiência Múltipla | – Com comprometimento visual associado que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. |
Dúvidas?
Assine nossa Newsletter!
E receba notícias gratuitamente:
- Destaques
- Artigos especiais
- Novos Posts
- Promoções
- Eventos