A escola para cegos conta com profissionais altamente treinados que tem como missão a educação e capacitação de indivíduos de todas as idades que adquiriram ou nasceram cegos ou com baixa visão.

Estes amáveis professores ensinam as pessoas a adaptarem-se à nova realidade com muito carinho e paciência.

 

 

 

 

 

 

 

 

O treinamento de guia de cegos e oficina de utilização de bengala para novos professores os ajuda a sentir as dificuldades que seus alunos enfrentam para que possam ter maior empatia e experiência própria para melhor ensinar.

Com o treinamento os alunos aprendem a vencer todos os tipos de obstáculos comuns ao dia a dia e ganham maior confiança e autoestima.

 

 

 

 

Alunos de todas as idades aprendem a ler e escrever o Braile manualmente e com o auxílio de máquinas especiais Perkins.

O Braile se torna parte essencial para interação com livros e outros materiais de estudo que farão parte do dia a dia do aluno.

 

 

As salas de aula não são lotadas possibilitando aos alunos receberem maior atenção dos professores.

As crianças além de aprender e dominar o Braile, Soroban e disciplinas especiais, recebem reforço de: português, matemática, ciências, enfim,  auxílio pedagógico completo que lhes ajudará até o ponto de ingressarem em uma universidade.

 

 

 

 

O Soroban é o equivalente à uma calculadora para pessoas que não possuem visão.

Os alunos aprendem a fazer cálculos e interpretar os resultados neste equipamento que faz lembrar um ábaco.

Apesar de ser muito semelhante ao ábaco o Soroban é especificamente projetado para pessoas que não contam com visão. As "bolinhas", por exemplo, são mais firmes para que a movimentação do aparelho não altere a digitação que foi realizada e nem o resultado.

 

 

 

Na sala de material um exaustivo trabalho é feito adaptando livros para serem impressos em Braile.

Livros inteiros são digitados num trabalho exaustivo e incessante.

O instituto conta com impressoras Braile que possibilitam que estes livros se tornem tangíveis.

Todo ano centenas de livros, textos, tarefas e exercícios são impressos como material de apoio para os alunos e professores, graças a profissionais dedicados e comprometidos com o conteúdo e a qualidade dos materiais produzidos.

 

 

 

 

 

Complexas maquetes são produzidas com materiais de diferentes texturas para trazer à uma realidade tangível e tridimensional o que seriam apenas figuras de um livro.

Desde material de ciência até mapas do relevo e outros materiais de estudos sociais.

 

 

 

 

 

Os alunos participam de várias oficinas que incentivam sua criatividade e interação com diversos materiais e uns com os outros.

Em um ambiente de harmonia, colaboração e sociabilização, aprendem através de vivência: respeito e civismo.

 

 

 

 

Desde a mais tenra idade, as crianças recebem educação especial e sensorial, aprendendo a sentir e perceber o mundo ao seu redor, com sons e texturas

O instituto conta com salas especiais adaptadas e professores especializados.

 

 

 

 

 

Como toda boa escola, o instituto ainda conta com uma cozinha industrial e um refeitório com alto padrão de qualidade e higiene, servindo aos alunos refeições nutritivas e saborosas preparadas com muito cuidado e carinho pelas "tias" da cozinha.

 

Venha conhecer o Instituto pessoalmente ou...

Continue conhecendo o Instituto Roberto Miranda navegando pelo nosso site e fique por dentro de tudo o que temos para oferecer!