O Instituto Roberto Miranda conta com um excelente laboratório de informática, com um professor dedicado e especializado em softwares voltados para deficientes visuais como o NVDA e o DOSVOX. Estes softwares são sintetizadores de voz e leitores de tela que possibilitam a interação do deficiente visual com a informática e a internet.

Os alunos aprendem a navegação pelo Windows e outros aplicativos, bem como pela internet através de atalhos pelo teclado. Aprendem também a digitar e dominar o teclado do computador no padrão ABNT2. O que possibilita o deficiente a utilizar praticamente qualquer computador sem o auxílio de teclados especiais em Braile.

 

 

 

O laboratório de informática oferece uma completa exposição sensorial de peças e cabos relacionados com a utilização de computadores e periféricos para que os alunos possam conhecer através do tato como funcionam e quais as peças que compõem o computador. Isto lhes dá uma noção maior do que simplesmente uma "caixa retangular de metal e plástico".

Isto é algo fascinante até para pessoas dotadas de visão, pois a maioria dos usuários não tem a oportunidade de conhecer a forma e a função dos vários componentes de um computador.

 

Venha conhecer o Instituto pessoalmente ou...

Continue conhecendo o Instituto Roberto Miranda navegando pelo nosso site e fique por dentro de tudo o que temos para oferecer!